O aquecedor solar é um equipamento utilizado para o aquecimento da água pelo calor do sol e seu armazenamento para uso posterior. Ele pode ser instalado em qualquer lugar onde se precise de água quente como casas, apartamentos, hotéis, indústrias, etc. Em São Paulo existe uma lei para que residências novas construídas com quatro ou mais banheiros (incluindo lavabos) tenham sistema de aquecimento solar de água.

É crescente a utilização de sistemas de aquecimento solar de água no mundo todo, e também no Brasil, graças à conscientização da população da necessidade de preservação do meio ambiente e, principalmente, de economizar-se energia elétrica. Além de ser sustentável e preservar o meio ambiente, utilizar a energia solar no apartamento ou na casa gera economia para o dono do imóvel.
Ao contrário do que se pensa, Curitiba tem um grande potencial para o uso da energia solar, pois seu nível de insolação (aproximadamente 1700 horas de sol por ano) não é diferente de cidades como Santos, São Paulo e Florianópolis.
O aquecedor solar é composto por coletores solares (placas), onde ocorre o aquecimento da água através dos raios solares e um reservatório térmico (boiler), onde é armazenada a água quente para ser utilizada posteriormente (no período noturno, quando não temos mais sol, é quando mais se usa a água quente).
O aquecimento solar proporciona elevada economia de energia na conta de luz, não apresenta riscos aos usuários, além de utilizar uma fonte de energia gratuita, limpa e inesgotável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário